Já foi o tempo em que os brinquedos eletrônicos precisavam apenas de pilhas, baterias ou de energia elétrica para serem utilizados. Atualmente os brinquedos “inteligentes” tem processadores, memória, programação embarcada, GPSs, câmeras e microfones embutidos e não raro se conectam a Internet.
São Bonecas, Robôs, Carros de Controle remoto, Drones e muitos outros que utilizam toda esta “inteligência” e tecnologia para aprender e se adaptar seus comportamentos com base nas interações das crianças e seus usuários.
Esses são recursos bem interessantes mas que também podem colocar a privacidade e a segurança das crianças e da sua família em risco devido à grande quantidade de informações pessoais que podem ser reveladas involuntariamente.
Brinquedos com microfones podem gravar conversas que ocorram próximas ao dispositivo e revelar o nome da criança, a escola, seus hábitos e atividades corriqueiras divulgadas através de uma conversa normal com o brinquedo.
O uso destas informações pessoais de uma criança combinada com a capacidade de um brinquedo para se conectar à Internet ou a outros dispositivos pode expor de forma indevida a a sua privacidade e até a segurança física.
Para realizar a ativação destes brinquedos normalmente é necessária a criação de uma conta de usuário onde são solicitadas informações pessoais como por exemplo, nome, data de nascimento, fotos e endereço.
Além das informações fornecidas as empresas fabricantes destes produtos podem coletar grandes quantidades de dados adicionais, como mensagens de voz, gravações de conversas, locais físicos passados e em tempo real, histórico de uso da Internet e endereços IPs da Internet.
Os consumidores devem consultar as políticas de privacidade do fabricante de brinquedos para conhecer onde os dados pessoais da sua família são enviados e armazenados, inclusive se for enviado a serviços de terceiros. Infelizmente a pressa de lançar um produto no mercado muitos cuidados com a segurança dos consumidores podem ser ignoradas.
Aproveite e antes de comprar ou usar estes produtos faça uma pesquisa on-line sobre seu uso para identificar problemas conhecidos que já tenham sido relatados por pesquisadores de segurança ou em relatórios de consumidores.
Gilberto Sudré